Ir direto ao Conteúdo

Filosofia Clínica on-line

28 de 10 de 2020

Ilustração Diária com Lúcio Packter

Diagnóstico e a Devolução para a pessoa - indicações de procedimentos por meio da Filosofia Clínica

Aula Avançada – novembro de 2009

A Filosofia Clínica pode auxiliar em hospitais e clínicas na devolução dos diagnósticos, dos prognósticos, por parte da equipe médica para uma pessoa?

Uma pessoa apresenta um problema cardiovascular gravíssimo, um tumor maligno, uma virose que pede observação e isolamento ou questões outras de graves implicações: como informar à pessoa?

Acompanhe a aula a seguir, gravada em Goiânia, durante aulas do curso de formação em Filosofia Clínica com Lúcio Packter.

·       Sua conexão deve ser rápida para o vídeo poder rodar adequadamente.

      Adib Jatene (médico) - "No passado, o diagnóstico dependia do conhecimento do profissional, que buscava sintomas e sinais físicos, detalhandoos com cuidado. Na medida em que a tecnologia foi incorporada, a qualidade do diagnóstico melhorou muito. Mas recorre- se mais do que o desejável aos métodos de diagnóstico por imagem, por exemplo. Isso reduz o tempo que o médico conversa com o doente. Assim, o risco de abusar da tecnologia é fazer o diagnóstico baseado exclusivamente nos exames. E até tratar o exame, o que é uma distorção. Isso também tem influência no ensino médico. A divisão da profissão em 53 especialidades e em 54 áreas de atuação fragmentou o paciente. Diante de qualquer sintoma, o paciente vai direto a um especialista, pois praticamente extinguimos os clínicos gerais (que agora queremos recuperar). Se acertar, tudo bem. Senão, vai de um especialista a outro. Temos de buscar é um médico capaz de atender a essas pessoas e encaminhálas. Nas faculdades, essa preocupação já aparece na hora de decidir o conteúdo das matérias."

 

Um dos Prefácios às Sinonímias

Portugal - jornada de estudos

Escócia 2011 - o terceiro evento, terceiro encontro internacional de Filosofia Clínica

Histórias Terapêuticas

Grécia 2009 - o primeiro evento, encontro internacional de Filosofia Clínica

Sinonímias - Semana de Estudos 2014

Para onde você olha?

Filosofia Clínica, Psicologia, Psiquiatria - modelos de mentes

Exemplificações em textos

Ilustrações para a Vida

Espelhos

Recordações, Memórias

Aproximações - as vivências suburbanas

Meditações

Mediações

O Atendimento sem Historicidade

Instituto Packter Cel. Lucas de Oliveira, 1937 | Porto Alegre - RS